PARADIDÁTICOS

PIADA PRONTA: A revista que não esconde o riso

Adriano Negreiros da Silva

Apresentação: A revista que você está recebendo é antes de qualquer coisa, por você! Sim, tudo que está ao seu redor nesse exato momento é para a sua educação, sua formação humana e seu futuro. Acredite, estudante, o futuro sempre vem e ele é um horizonte vasto. Nós acreditamos muito nisso e é por esse motivo que essa revista existe.
A partir de agora você terá contato com uma forma diferente de ver o conteúdo que está aprendendo com o seu professor/professora. Essa ferramenta de aprendizado é a leitura de imagens unidas ao humor. Você já ouviu falar sobre charges, cartuns, tirinhas ou caricaturas? Sabia que esses desenhos humorados podem fazer você aprender muitas coisas sobre o passado do Brasil? As “Janelas do Presente”, que aparecem em cada página da revista “Piada Pronta”, serão meios para lhe conectar com esse passado e contribuir com um estudo diferente sobre o período ditatorial do Brasil.

 

A TRAJETÓRIA POLÍTICA DE JOSÉ SARNEY (1950-1970)

Drielle Souza Bittencourt

Apresentação: É com muito prazer que apresento este guia didático, ferramenta considerada como um caminho para compreensão de uma parte da trajetória política de José Sarney, uma das mais importantes personalidades políticas da República brasileira. Mas, por que é importante este material? Sem dúvidas, José Sarney é uma figura importante, tanto para História nacional como para local. Compreender a sua história política é também entender a História do Maranhão, como se configurou a política no estado, nos seus mais de 50 anos de atuação. É importante ressaltar que o conteúdo deste livro não é para enaltecer nem desmoralizar o político em questão. Este trabalho é fruto de uma pesquisa acadêmica, realizada desde a graduação, que usa jornais maranhenses como fonte e sujeito histórico na construção da narrativa. Este guia didático não lhe dirá o que fazer, mas lhe dará um exemplo de como fazer. Assim, aqui você terá acesso as fontes históricas, como os jornais maranhenses, ao debate entre os especialistas sobre o tema, a trajetória política da História recente do Maranhão, aos dados da vida política de José Sarney e às sugestões metodológicas para aplicabilidade deste rico material em sala de aula. Espero que o conteúdo desse trabalho possa contribuir para o Ensino de História do Maranhão.

 

A DEMOCRACIA BRASILEIRA EM CRISE: os impeachments de Fernando Collor e Dilma Roussef

Joyce Cristine Silva Lopes

Apresentação: É com grande satisfação que apresento a obra “Democracia Brasileira em Crise: Os impeachment de Fernando Collor e Dilma Rousseff”, que pretende mostrar os processos de impeachment de Fernando Collor e Dilma Rousseff. Este trabalho acredita na importância de se entender como ocorreu o processo de afastamento do primeiro presidente eleito pós-Ditadura Empresarial Militar e a primeira mulher eleita democraticamente para o cargo máximo da política nacional.
Nesse sentido, pretende-se abranger a conjuntura política brasileira nos casos de impeachment, apontando as semelhanças e diferenças existentes entre os dois processos, o papel da mídia, bem como, das redes sociais e da participação popular nos processos políticos democráticos do país. Além disso, a obra apresenta sugestões de leituras sobre o tema e atividades para fixação do conteúdo.

 

ACERVO DIGITAL DA LUTA PELA ANISTIA NO MARANHÃO

Leonardo Leal Chaves

Apresentação: Parte-se do pressuposto de que a imbricada relação entre o desenvolvimento das competências e habilidades em história e uma prática educacional voltada para o exercício pleno da cidadania, permite a tomada de decisões pautadas em valores como direitos humanos e se inter-relaciona às (múltiplas) possibilidades de utilização das TICs, retomando a ideia de apropriação das mais variadas linguagens em articulação com um saber em que o aluno possa mobilizar e aplicar através desses conhecimentos escolares. As discussões sobre a elaboração, utilização e recepção dessa cultura digital em sala de aula nos mostram perspectivas bastante distintas sobre o assunto. As argumentações mais recorrentes sobre um ensino de história “adaptado” às novas linguagens e tecnologias esbarram nas críticas sobre a relativa resistência dos professores na inserção ou mesmo seu (pouco) domínio no que diz respeito à incorporação/utilização dessas tecnologias no cotidiano escolar.  As possibilidades de pesquisa nos portais eletrônicos de diversos grupos que se mobilizam para entrar em disputa pela memória de luta da anistia no ciberespaço complementam as lacunas existentes nas interpretações expostas nos livros didáticos que naturalizam as lutas pela anistia e mantém o “longo véu do esquecimento” sobre o período ditatorial brasileiro.Deste modo, serão aqui apresentados os conteúdos, menus, links, ferramentas de busca e interatividade, arquivos para download, propostas didáticas e outros conteúdos disponibilizados no Acervo. As concepções teórico-metodológicas sobre arquivos e documentos produzidos durante o regime militar, os embates e a preservação da memória histórica e suas relações com o ensino de “temas sensíveis” nas aulas de história encontram nesta seção sua inserção e aplicabilidade com as Tecnologias de Informação de Comunicação. Dentro da perspectiva de possibilidade de construção de um conhecimento histórico pautado na garantia dos direitos humanos, de caráter interativo, dinâmico, colaborativo, multimídia e em processo de constante atualização/correção de erros as discussões, contribuindo para diminuir as lacunas entre os saberes acadêmicos e escolares.

 

REVISITANDO JOÃO GOULART POR MEIO DOS JORNAIS MARANHENSES NO COTIDIANO ESCOLAR.

Manoel Afonso Ferreira Cunha

Apresentação: É com grande satisfação que apresento a vocês o material “Revisitando João Goulart por meio dos jornais maranhenses no cotidiano escolar”. Este produto foi elaborado na intenção de oferecer uma nova leitura sobre este importante período da história contemporânea brasileira.
A relevância desse marco histórico se dá pelo fato de ter sido um momento ímpar de intensa mobilização política de grande parte dos brasileiros, caracterizado pelo fim de uma curta experiência democrática, dando início a um tenebroso período de ditadura no país.
Portanto, convido vocês a visitar os principais fatos históricos relativos ao governo João Goulart contido nesta proposta pedagógica feita com o propósito de proporcionar um novo olhar sobre um período tão pouco estudado nos manuais didáticos de história da Educação Básica.

 

TERRA LIVRE: A luta pela terra no Maranhão Contemporâneo

Mariana da Sulidade

Apresentação: O livro que está em suas mãos contará parte da história da luta dos camponeses e camponesas pelo acesso a terra no Maranhão. Mas, por que estudar esse tema?
A forma como nosso país organizou a relação terra x trabalho deixou marcas profundas na nossa sociedade. Na História recente do nosso estado várias pessoas foram vítimas de violências e tiveram seus direitos subtraídos. Mas não se calaram e organizaram-se em busca do direito à terra livre. Nas próximas páginas veremos portanto, parte dessa história.
Convidamos você, para essa aventura, boa leitura!

 

O HOLOCAUSTO JUDAICO

Priscilla Piccolo Neves

Apresentação: O assunto que será abordado neste livro é fruto de uma pesquisa que busca entender, a partir de debates advindos da historiografia, um dos períodos mais trágicos da história mundial. 
O povo judeu sofreu uma intensa e dolorosa perseguição nazista. Como uma forma de recompensá-los pelas perdas humanas e materiais e pelas cicatrizes físicas e emocionais deixadas por este período, após a Segunda Guerra Mundial fora aprovado, o projeto que já vinha sendo cogitado desde antes da guerra, sobre a criação de um Estado independente para eles, atualmente conhecido como Israel. No entanto, quando os componentes curriculares “Nazismo e Holocausto” adentram o cotidiano escolar, vem à tona, como ferramenta pedagógica primordial, o livro didático, em todo seu formalismo e limitações. Para uma melhor compreensão do tema, pretendo abordar uma discussão historiográfica e factual que busca ajudar a se ter um maior aprofundamento sobre os pontos em questão para os discentes do terceiro ano da Educação básica e para auxiliar os docentes do ensino médio neste conteúdo.
Como o foco da pesquisa é o compartilhamento das pesquisas desenvolvidas na academia com a educação básica sobre a perseguição ao povo judeu, que desencadearia no Holocausto, será dada uma maior atenção para esta temática e para os embates sobre a importância de sua memória visando a construção de um material didático voltado para o professor da educação básica que terá como ponto central o uso de biografias de sobreviventes desse período.
As páginas que se seguem, assim, constituem-se em uma tentativa de manter viva a trajetória do nazismo rumo ao poder, em toda sua complexidade e dimensão. Sua estruturação foi pensada na tentativa de além de aproximar a produção acadêmica do cotidiano escolar, também municiar o discente da educação básica de informações adicionais ao tema, acompanhadas de imagens, mapas, charges, documentos de época, trechos da biografia de Hitler e passagens comentadas de obras literárias que podem lançar novas perspectivas para o entendimento do Holocausto.

 

OLIGARQUIA SARNEÍSTA NO MARANHÃO

Raíssa Caroline Macau Mendes

Apresentação: Caro professor/ cara professora, este material paradidático foi elaborado para você!
Uma das principais justificativas para a elaboração deste produto é a ausência de materiais em torno da temática do Maranhão Contemporâneo, sobretudo o que diz respeito à Oligarquia Sarneísta. É importante mencionar, que os documentos educacionais atuais exigem a abordagem da História Local e, consequentemente, a utilização de materiais extras paralelos ao livro didático abordado.
Nesse sentido, a proposta deste material é abordar temas importantes sobre a Oligarquia Sarneísta, principalmente na figura de José Sarney, que foi o percussor de tal movimento político e é o fio condutor da política realizada por tal grupo no Maranhão e fora dele. Além disso, a inquietação para tal elaboração foi pela necessidade de trabalhos que investigue mais sobre o Maranhão no período da Ditadura Empresarial-Militar e os reflexos posteriores a tal contexto.
Assim, este material vem para somar nos estudos históricos realizados em sala de aula, sendo um apoio aos docentes na elaboração das aulas de História sobre o Maranhão Contemporâneo, tendo em vista a importância dos materiais de auxílio e aporte nas dinâmicas sequenciais das aulas. Em tese, este material vem para demarcar a importância dos estudos do Maranhão nas aulas de História e gerar o interesse nos alunos em conhecer e aprender sobre um dos processos políticos mais emblemáticos no território maranhense: a Oligarquia Sarneísta.

 

DICIONÁRIO DE CONCEITOS E TEMAS ECONÔMICOS PARA JOVENS

Werbeth Serejo Belo

Apresentação: Este material tem por objetivo ajudá-los na compreensão dos principais conceitos econômicos existentes em nossa sociedade para que possam ficar antenados e informados aos diversos aspectos da vida. Este dicionário possui conceitos que facilitarão seu entendimento sobre a economia contemporânea, então, sempre que tiver dúvidas, recorra a ele e, você, estudante, estará antenado às relações econômicas de nossa sociedade. Então, lembrem-se sempre: a utilização dos conceitos precisa estar de acordo com o momento da história que você pretende analisar. Este dicionário, por exemplo, apresenta conceitos que são utilizados nas análises da sociedade contemporânea, especificamente a partir de 1945.
Além disso, estejam atentos! Este material não esgota as possíveis discussões que seu professor venha a fazer em sala de aula, tampouco deve ser tomado como inquestionável. Pelo contrário! O objetivo deste material é ajudar você, estudante, a iniciar grandes discussões a respeito das relações econômicas contemporâneas.