PESQUISADORES

Coordenação

Monica Piccolo Almeida Chaves

Pós-doutora em História pelo Centro de Estudos Interdisciplinar do Século XX (CEIS/20), Universidade de Coimbra. Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (2010). Mestre em História Social (1997) e Bacharel em História (1991) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunto III do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST/UEMA) e do Programa de Pós-Graduação e Desenvolvimento Socioespecial e Regional (PDSR/UEMA). Investigadora Integrada no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS/20), na Universidade de Coimbra. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em História Contemporânea (NUPEHIC) e membro fundadora do INCT Proprietas. Coordenadora Geral do IECT Gestão Pública e Economia Criativa. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e História de Portugal Contemporâneo atuando principalmente nos seguintes temas: questão fundiária, história econômica, história política e aparelhos de repressão. Coordenadora de Pesquisa da Universidade Estadual do Maranhão.

Márcia Maria Menendes Motta

Desde 1992 é professora do Departamento e do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. A partir de 2015 tornou-se professora titular da Instituição. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: conflito de terra, apropriação territorial, direito agrário e movimentos rurais. É autora de inúmeros artigos (em revistas nacionais e estrangeiras)sobre a questão agrária. Em 1998 publicou o livro:"Nas Fronteiras do Poder: conflito e direito à terra no Brasil do século XIX". 
Em 2005 publicou o "Dicionário da Terra", pela Civilização Brasileira, reunindo dezenas de pesquisadores, estudiosos da questão agrária no país. O Dicionário foi agraciado, em 2o lugar, no Prêmio Jabuti, categoria Ciências Humanas, 2006. Neste mesmo ano, foi agraciada com o prêmio EDUFF para publicação de coletâneas, com o trabalho: "Terras Lusas: a questão agrária em Portugal", publicado em 2007. Em 2008 publicou a segunda edição de seu livro: "Nas Fronteiras do Poder", pela EDUFF, inaugurando a Coleção Terra. O resultado de suas pesquisas sobre o sistema de sesmarias foi publicado em um novo livro: "O Direito à Terra no Brasil. A gestação do conflito(1795/1822)", em 2009 e em 2012, pela Editora Alameda. Em 2014, realizou uma investigação sobre a historiografia acerca da história rural no brasil, publicada em livro, intitulado: O Rural à la gauche, pela EDUFF.
Atualmente, além de pesquisadora do CNPq,é Cientista do Nosso Estado, pela FAPERJ. Coordena, também com o apoio da FAPERJ, do CNPq e da CAPES, o Proprietas, que reúne núcleos de pesquisas e pesquisadores nacionais e internacionais, envolvidos nos debates sobre o acesso à propriedade e a defesa do bem comum. Em 2016, a Proprietas tornou-se um INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, com o projeto internacional: História Social das Propriedades e Direitos de Acesso. Eleita presidenta da ANPUH Nacional para o biênio 2019/2021.

Professores pesquisadores

Carine Dalmás

Historiadora. Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal do Paraná (2002). Mestre (2006) e doutora (2013) em História Social pela Universidade de São Paulo. Especializou-se em História da América Latina. Analisa as relações entre cultura e política em projetos e realizações culturais de governos e partidos políticos latino-americanos. Pesquisou os seguintes temas: MPB e Política Cultural em Curitiba durante o Regime Militar; propaganda política da Unidade Popular (Chile); História Comparada (Frentismo Cultural dos comunistas no Brasil e no Chile). Autora do livro “Imagens de uma revolução alegre: murais e cartazes de propaganda da experiência chilena (1970-1973)”. Atualmente atua como professora de História das Américas (Séculos XIX e XX) e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST), na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Orienta pesquisas nas áreas de História da América Latina, História e Ensino e coordena o Núcleo de Estudos de História das Américas (NEHA).

Fabio Henrique Monteiro Silva

Possui graduação em Historia pela Universidade Federal do Maranhão (1997), mestrado em História pela Universidade Federal do Piauí (2009) e doutorado em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Maranhão e do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional PPGHIST- UEMA . Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Tempo Presente, atuando principalmente nos seguintes temas: carnaval, cidade, memória, maranhão e cultura popular.

Marcelo Cheche Galves

Possui graduação em História pela Faculdade de Ciências e Letras de Avaré (1995), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2010) e pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (2020). Professor do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão e do Programa de Pós-graduação em História – mestrado e doutorado (PPGHIST). Foi Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação dessa Instituição entre 2015 e 2018. Como pesquisador, atua nas áreas de História do Brasil e do Maranhão, no Oitocentos. Orienta pesquisas sobre história política, com ênfase na circulação de ideias e de impressos. É coordenador do Núcleo de Estudos do Maranhão Oitocentista (NEMO) e membro da Rede Proprietas. Bolsista Produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão – FAPEMA (2017-2019).

Marina Monteiro Machado

Professora Adjunta, e atual Vice-Diretora, da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em História da mesma universidade. Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2004) e mestrado (2007) e doutorado (2010) em História Social pela mesma instituição. É bolsista do Programa Prociência da UERJ/FAPERJ desde 2019. É membro-fundadora e vice-coordenadora da Rede Proprietas, hoje INCT – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, projeto internacional: História Social das Propriedades e Direitos de Acesso (www.proprietas.com.br), vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa Propriedade e suas Dimensões – NUPEP e integra o Núcleo de História Rural. Publicou o livro "Entre Fronteiras: posses e terras indígenas nos sertões (Rio de Janeiro, 1792-1824)", fruto de sua pesquisa de doutoramento. Pesquisadora em História Rural e História das Propriedades (séculos XVIII e XIX), atuando principalmente nos seguintes temas: Conflito de Terra; Legislação Agrária; Propriedade; Fronteiras.

Muna Omran

Pós-Doutora em Estudos Literários na Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora (2006) em Letras/Instituto dos Estudos da Linguagem (IEL) pela Universidade Estadual de Campinas ( UNICAMP). Mestre (1996) em Letras/Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Professora Colaboradora na Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora do Grupo Leitura, Fruição e Ensino, Universidade Federal Fluminense ( UFF). Co-fundadora e pesquisadora Sênior do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Oriente Médio (GEPOM), uma cooperativa intelectual dedicada a pesquisa, ensino e debates sobre a história, cultura, literatura e a atualidade do Oriente Médio. Editora da Revista Eletrônica Litteris (ISSN1983-7429) . Integrante da comissão editorial da Revista Fólio- Revista de Letras ( UESB) ISSN: 2176-4182). Orientação e Participação de bancas de arguição de mestrado e doutorado. Temas de interesse: Literatura Comparada, Teoria Literária, Análise do Discurso, Imigrações, Feminismo, História Contemporânea, Oriente Médio.

Leandro José Luz Riodades de Mendonça

Desde 2009 é professor do Departamento de Arte e Estudos Culturais (PURO-UFF), do Programa de Pós-Graduação em Ciência das Artes (PPGCA-UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED-UFRJ). No PPGCA é vinculado às linhas temáticas de Estudos Críticos das Artes e Estudos dos Processos Artísticos. Foi Produtor Cultural na mesma instituição entre 1982 e 2009. Possuí graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (1984) e mestrado (2001) e doutorado (2007) em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade de Coimbra ? CEIS 20 (2009-2010) e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014-2015). Coordena o NEDAC – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direito, Artes e Políticas Culturais e o LCV – Laboratório de Cinema e Vídeo. Desempenha investigações nas área de cinema, economia da cultura e direito autoral. É membro fundador da Rede Proprietas, projeto contemplado pelo edital INCT, com o projeto internacional: História Social das Propriedades e Direitos de Acesso. Recentemente foi contemplado com a bolsa Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ e com o edital Humanidades/FAPERJ.

Monica de Souza Nunes Martins

Bacharel, Licenciada e Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense. Doutora em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou pesquisa de Pós-Doutorado no Observatório Nacional do Rio de Janeiro, entre 2007 e 2008. Foi Professora Visitante CAPES/PVE, na Universidade do Alabama (EUA), entre 2018-2019. É Professora Associada III do Departamento de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro desde 2008. Atualmente é chefe do Departamento de História do Instituto Multidisciplinar. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRRJ (PPHR) e do Programa de Pós-Graduação Patrimônio, Cultura e Sociedade da UFRRJ (PPGPACS). Foi presidente da Associação Nacional de História, seção Rio de Janeiro, entre 2014-2016. Área de interesse: Economia e sociedade no século XIX e XX, Exposições internacionais, Propriedade Intelectual e tecnologia. Atualmente é membro do Conselho de Representantes da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (2019-2021). Entre 2016 e 2019 coordenou projeto de pesquisa financiado pela FAPERJ pelo Programa ?Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro?. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Propriedade e suas múltiplas dimensões (NUPEP), do Laboratório Economia e História (LEHI) e Pesquisadora Associada ao INCT/CNPq Proprietas.

Maria Letícia Corrêa

Possui graduação (1987), mestrado (1996) e doutorado (2003) em História pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professora Associada de História do Brasil do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Formação de Professores e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É bolsista do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística ? PROCIÊNCIA, realizado por meio de convênio UERJ/FAPERJ, desde 2012. Foi bolsista da CAPES na modalidade Professor Visitante no Exterior – Senior, no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – CEIS20 da Universidade de Coimbra (2018-2019). Foi bolsista do programa Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj (2012-2015), bolsista de pós-doutorado do CNPq (2005-2006) e bolsista da FAPERJ na modalidade Fixação de Pesquisador (2006-2007). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Monárquico e Republicano, atuando principalmente nos temas: Intelectuais e História intelectual; Engenheiros; Estado; Imprensa, Modernidade e Modernização. Integra a Rede Proprietas, hoje INCT – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, projeto internacional: História Social das Propriedades e Direitos de Acesso (Disponível em: www.proprietas.com.br) e é membro do corpo editorial da revista Trashumante – Revista Americana da História Social.

Ana Beatriz Fernandes Cerbino

Possui graduação em Licenciatura em Dança pelo Centro Universitario da Cidade (2000), graduação em Ciencias Economicas pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2007). Obteve bolsa para doutorado sanduíche na NYU, na Tisch School, como visiting schoolar. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, corpo, história da dança, crítica de dança e videodança. É pesquisadora do INCT Proprietas, projeto contemplado pelo edital internacional do CNPq. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes / PPGCA – UFF no biênio 2017-2019.