MINICURSOS

MC1 – HISTÓRIA AGRÁRIA CONTEMPORÂNEA: DISTINTAS PERSPECTIVAS DE ANÁLISE DO MUNDO RURAL

Ma. Mariana da Sulidade (PPGHIST/UEMA)

O presente minicurso tem como objetivo discutir aspectos e possibilidades de pesquisa da História Agrária na Contemporaneidade partindo das reflexões de inserção desse tema na historiografia a partir da década de 1960.  Também serão objeto de reflexão as variantes interpretações e abordagens sobre o mundo rural maranhense contemporâneo, como os fundamentos das políticas públicas maranhenses entre 1968 e 1970 voltadas para a agricultura. Tendo como foco os encaminhamentos para a Questão Agrária procuramos identificar as especificidades da questão agrária maranhense na relação Estado, terra e poder.

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MC2 – IMPEACHMENT NA NOVA REPÚBLICA: ANÁLISE DOS CASOS FERNANDO COLLOR E DILMA ROUSSEFF

Mestranda Joyce Cristine Lopes (PPGHIST/UEMA)

O minicurso pretende discutir o impedimento de Fernando Collor e Dilma Rousseff por acreditar na importância de se entender como ocorreu o processo de impeachment nos dois casos, já que o afastamento dos presidentes esteve entre os assuntos mais comentados nos veículos de comunicação e desencadeou profundas transformações no cenário político nacional. Nessa perspectiva, a democracia brasileira, que foi construída ao longo dos anos pós Ditadura Empresarial Militar, se vê instável e passa mais uma vez por um momento de redemocratização. Nesse sentido, pretende-se abranger a conjuntura política brasileira nos casos de impeachment apontando as diferenças existentes nos dois processos, dando destaque para o papel da mídia, bem como das redes sociais nos processos políticos democráticos do país.

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MC3 – A BALAIADA: HISTORIOGRAFIA E ENSINO

Me Yuri Givago Alhadef Sampaio Mateus (PPGHIST/UEMA)

Historicamente, as interpretações sobre a Balaiada reforçaram a perspectiva de que os balaios eram baderneiros, ladrões, bandidos, fadados ao mundo do crime. Novas pesquisas, todavia, ressignificaram a Balaiada e passaram a caracterizar as ações dos balaios como formas de protesto contra a exclusão dos processos políticos e os maus tratos recebidos de seus governantes. Dessa maneira, temos por finalidade apresentar os fundamentos dessa nova Historiografia e, ao mesmo tempo, aproximar as discussões acadêmicas com o Ensino de História por meio da análise das abordagens que a mais importante revolta social do Maranhão do século XIX tem recebido nos livros didáticos adotados nas mais importantes escolas de São Luís.

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MC4 – DITADURA BRASILEIRA EM ANÁLISE: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA

Doutorando Werbeth Serejo Belo (CEIS 20 – Universidade de Coimbra)

O presente minicurso tem como tema de investigação a relação entre Estado e sociedade no período do regime que se instaura no Brasil a partir de 1964. Como estratégia de análise será realizada discussão historiográfica tomando como fundamento duas questões centrais: a caracterização do golpe e do próprio regime instaurado com a deposição de Goulart. Também serão objeto de análise as principais medidas adotadas pelos governos militares com o objetivo de perceber os principais fundamentos deste regime autoritário, principalmente no que se refere aos aparelhos de repressão.

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MC5 – ABERTURA POLÍTICA BRASILEIRA EM FOCO: UMA DEMOCRACIA ADJETIVADA?

Doutorando Leonardo Leal Chaves (CEIS 20/Universidade de Coimbra)

O presente minicurso se propõe a analisar o processo da transição política brasileira, iniciado com o projeto Geisel-Golbery, na década 1970. Serão destacados os embates em torno dos rumos da Abertura, com a anulação dos Atos Institucionais, o fim do bipartidarismo e a aprovação da Lei de Anistia, enfatizando o modelo de democracia que então se consolidou, bem como a atuação dos mecanismos de Justiça de Transição no Brasil.

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MC6 – STALINISMO, FASCISMO E NAZISMO: UMA ANÁLISE HISTÓRICA E HISTORIOGRÁFICA DOS REGIMES TOTALITÁRIOS

Doutoranda Priscilla Piccolo Neves (CEIS 20/Universidade de Coimbra)

O presente minicurso tem como tema de investigação a relação entre os três principais regimes totalitários que assolaram a Europa nos anos de 1920 a meados de 1950. Usando como principal arcabouço teórico as investigações de Hannah Arendt, o curso se voltara para a exposição acerca da importância do estudo deste tema para atualidade. Como estratégia de análise, será realizada discussão historiográfica e análise das principais medidas adotadas por estes governos com o objetivo de perceber os principais fundamentos destes regimes autoritários e suas estratégias de propagação e popularização.

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MC7 – CORPO PERFORMÁTICO, AUTORIA E HISTÓRIA

Drª Beatriz Cerbino (UFF)

Dr. Leandro Mendonça (UFF)

O minicurso abordará como as propostas artísticas e percepções acerca do corpo performático se transformaram ao longo do tempo, especificamente no século XX, utilizando para isso um arcabouço teórico multidisciplinar, que leve em conta aspectos variados das áreas das artes, da história  e do debate atual sobre autoria.  Além das aproximações entre os estudos da dança, os estudos da performance e a disciplina História, também serão utilizados trabalhos do campo do Direito a fim de nortear tais debates. O desenvolvimento das aulas se dará em torno de três eixos: o corpo que dança/performa como fonte histórica para o estudo de objetos diversos; o corpo que dança/performa como objeto; o corpo que dança/performa e sua autoria, o corpo que dança/performa como objeto instrumental político.

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MC8 – HISTÓRIA, LINGUAGENS E ENSINO: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DA ACADEMIA À ESCOLA

Me. Adriano Negreiros da Silva

Me. Manoel Afonso Ferreira Cunha

Provocar lugares comuns, gerar conflitos internos, mexer nas inconsciências cristalizadas e rotulações sobre a História e o Ensino de História é o propósito fundamental. A elaboração, análise e aplicação da produção de conhecimentos sobre o passado têm dimensões difusas e que necessitam ser conveniadas à prática de ensino-aprendizagem de História num viés transversal, interdisciplinar e reflexivo, principalmente, no que diz respeito ao enfrentamento de um modelo de formação utilitária por meio de parâmetros educacionais humanos e cidadãos.

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MC9 – DISPUTAS POLÍTICAS NO MARANHÃO CONTEMPORÂNEO: O CASO DO SARNEÍSMO

Mestranda Raíssa Caroline Macau Mendes (PPGHIST/UEMA)

A contemporaneidade tem singularidades importantes no contexto histórico e nas perspectivas de desenvolvimento em torno da complexidade dos fatores que levaram para muitas mudanças significativas nos séculos XX e XXI, ou seja, as disputas por um poderio mundial e ideologias políticas hegemônicas. O presente minicurso tem como objetivo apresentar as disputas políticas no Maranhão Contemporâneo, destacando o caso do sarneísmo. Sendo assim, as principais discussões estarão em torno dos projetos postos em execução ao longo do período sarneísta no Maranhão (1965-1970).

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MC10 – SEXUALIDADES DIVERGENTES EM TEMPOS DE DITADURA

Mestrando Jefferson Maciel Lira (PPGHIS-UFMA)

A ditadura inaugurada em 1964 foi uma integração da esfera militar e civil que ditou, para ambos , diretrizes e ordenamentos morais que deveriam ser adotados por todos. Nesse sentido, indivíduos que possuíssem comportamentos destoantes da ordem, da moral e dos costumes vigentes sofreriam serias consequências, de ordem física, moral, social e ideológica. Dessa forma, enfatizaremos a perseguição aos homossexuais tendo como fontes jornais da época que contribuíram para a legitimação simbólica da repressão aos indivíduos homossexuais durante a ditadura militar no Maranhão. Assim, o minicurso terá como eixos a discussão sobre ditadura e sua estrutura na esfera civil, com foco na imprensa, e a homossexualidade como expressão da sexualidade e um comportamento desviante, diante da moral instaurada por meio de diversos discursos, como da imprensa, igreja, escola e do próprio regime autoritário.