MINICURSOS

MC1 – Notas Sobre a História do Norte da América do Sul

Prof. Dr. Iuri Cavlak (UFAP)

 

Ementa: Esse minicurso visa apresentar uma introdução à formação histórica da região norte da América do Sul, com destaque para a região conhecida como Platô das Guianas (República Cooperativa da Guiana, Suriname, Guiana Francesa e Amapá).

Por muito tempo considerada uma região com identidade caribenha, as Guianas se configuram como um dos lugares mais plurais do continente, na imbricação da colonização inglesa, holandesa, francesa e portuguesa. Depois de um período de escravidão negra, similar ao restante da América Ibérica, grande parte das Guianas foram habitadas por imigrantes asiáticos, caracterizando uma pluralidade de línguas e costumes. A formação tardia dos Estados Nacionais, a localização periférica no mercado internacional, a persistência da soberania europeia – no caso da Guiana Francesa – instiga os historiadores brasileiros a compreenderam essa realidade no século XXI.

 

MC2 – Recepção das ideias socialistas e a passagem entre o socialismo utópico e científico na América Latina e sua abordagem no Maranhão

Prof. Dr. John Kennedy Ferreira (UFMA)

 

Ementa: O debate sobre o socialismo americano começa no inicio do Século XIX e foi ganhando adeptos conforme cresceu sua importância dentro das sociedades latinas americanas. Ao mesmo tempo, foi seguido de várias rupturas e continuidades, várias e ricas abordagens sobre a Sociedade. A presente ementa busca resgatar essa contribuição e realizar um exame da organização do pensamento socialista e comunista na América Latina destacando a contribuição de socialistas utópicos maranhenses na décadas de 1880 a 1920 .

Igualmente este estudo desenvolve um panorama do inicio da formação do pensamento socialista no continente na primeira metade do Século XIX e centra sua preocupação em observar como foi o encontro entre o pensamento comunista latino americano e o comunismo da III Internacional. Igualmente busca observar o processo de amadurecimento de suas idéias, estratégicas e táticas, na ação política e na formação de um ideário de superação do Capitalismo pelo Socialismo.

 

MC3 – A música popular no ensino de História

Profª Drª Rafaela Lunardi (UEMA)

 

Ementa: Nos materiais didáticos de História aparecem muitas letras de músicas populares brasileiras, que, quase corriqueiramente, não são exploradas pelos professores dessa disciplina. O pouco trabalho com as canções na sala de aula, deve-se a algumas dificuldades que os professores de História encontram para analisar e interpretar a música, em seus aspectos de letra e de melodia, como fonte histórica.  Músicas são representações de aspectos socioculturais de determinados contextos históricos, e não servem somente como um “reflexo” ou ilustração de conteúdos abordados em sala. Sendo assim, o minicurso tem o objetivo de analisar o papel da MPB no contexto da Ditadura Militar brasileira, refletindo sobre papel de música como fonte para a História, assim como analisando e problematizando letras e melodias de canções durante o período de 1964 a 1985.

 

MC4 – O uso do audiovisual como fonte histórica

Prof. Ms. Alexsandro Silva (Doutorando USP)

 

O minicurso se propõe a trazer reflexões do meio acadêmico para lidar com a especificidade do chamado “audiovisual”, que engloba as formas fílmicas de transmissão de saber e prazer estético (cinema, televisão, cinejornal, vídeo), no ofício de historiador/historiadora. Dentro da expansão do universo visual e sonoro da compreensão do mundo, tal abordagem justifica-se pela necessidade dos pesquisadores e pesquisadoras ampliarem suas ferramentas teóricas e metodológicas para interpretar esse campo do conhecimento e do entretenimento.

 

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