Imprensa, Partidos Políticos e Eleições no Brasil Contemporâneo: História e Historiografia
Voltada para a análise da trajetória dos partidos políticos brasileiros após o fim da ditadura civil-militar; também se dedica ao estudo dos processos eleitorais a partir de 1989 e sua cobertura e análise pela imprensa escrita e televisiva. São analisadas também as estratégias eleitorais dos candidatos presidenciais e os principais pontos presentes em seus programas de governo.
Ditadura Empresarial-Militar no Brasil e no Maranhão: História e Historiografia
A pesquisa sobre a ditadura civil militar brasileira é organizada em dois núcleos: um primeiro que objetiva a catalogação e análise do acervo presente no Arquivo Público do Estado do Maranhão sobre a atuação dos órgãos de repressão da ditadura civil militar no Maranhão (acervo DOPS). Um segundo voltado especificamente para a catalogação e análise das publicações dos três mais destacados jornais maranhenses: O Estado do Maranhão, O Imparcial e Jornal Pequeno tomando como foco de pesquisa as dimensões política e econômica da ditadura civil militar brasileira. Também estão incluídas nesta linha as pesquisas sobre os aparelhos de repressão presentes durante o período ditatorial.
Propriedade da terra no Maranhão e no Alentejo em tempos de Transição política
Propõe-se a analisar comparativamente os (des)caminhos da política agrária luso-brasileira em dois momentos específicos: no Brasil, a partir dos governos Geisel e Figueiredo, momento em que se consolida o projeto de abertura, e no primeiro governo civil após as duas décadas ditatoriais, ou seja, o governo Sarney (1985-1990). Em Portugal, no momento final da ditadura salazarista, representado pelo Governo de Marcelo Caetano (1968-1974) e durante o Período Revolucionário em Curso (1974-1976), iniciado a partir da Revolução dos Cravos. Além disso, também investiga os norteadores da política agrária nos momentos finais da ditadura civil-militar brasileira e salazarista e nos primeiros governos democráticos, destacando suas semelhanças e diferenças.