SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

ST1: Democracia e autoritarismo no mundo contemporâneo

Coordenador(a): Profª Drª Monica Piccolo (DHG/PPGHEN/UEMA)

Esse simpósio propõe-se a refletir sobre a dinâmica de funcionamento das democracias contemporâneas e sobre as tentativas, bem-sucedidas ou não, de golpes, civis ou militares, que tinham como objetivo implantar regimes autoritários. Assim, serão aceitos trabalhos que tenham como tema de investigação os regimes democráticos e autoritários implantados nas Américas ou na Europa durante os séculos XX e XXI.

 

ST2: Literatura, Memória e identidades

Coordenador(a): Prof.ª Dr.ª Kátia Couto (UFAM)

O simpósio tem como finalidade abordar a perspectiva literária latino-americana e sua importância enquanto campo para a abordagem histórica. A literatura teve fundamental importância na definição de um imaginário sobre a formação das nações, questionando seus parâmetros sejam eles
políticos, culturais, sociais e econômicos, a partir das relações raciais, do conceito de feminino, cidadania, justiça entre outros. As narrativas perpassam uma construção simbólica projetando memórias e identidades em constante (re)elaboração. Os trabalhos apresentados neste simpósio devem refletir sobre aspectos teóricos e metodológicos no uso da literatura e consequentemente sua narrativa, ora conformando a realidade, ora confrontando-a.

 

ST3: História e ensino: conexões entre África, América e Europa

Coordenador(a): Profª Drª Rafaela Lunardi (UEMA)

Historicamente, a Europa e o Brasil tem sido privilegiados nos materiais didáticos brasileiros, sendo que as Histórias da América hispânica e, principalmente, da África, têm sido negligenciadas. Na última década, dentro de uma ampla política governamental, a História da África encontrou espaço nos conteúdos escolares. Porém, tal política já não procede mais, o que desprestigia o conhecimento desse continente, bem como suas importantes relações socioculturais com a América e a Europa. Explorar os conteúdos relativos à Europa, dar continuidade aos estudos sobre a África e ampliar àqueles ligados à América espanhola tem se tornado um desafio na cadeira de Ensino de História. Encarar este desafio significa conhecer e problematizar as conexões históricas entre esses três continentes, ampliando a lógica alencastriana do triângulo luso-brasileiro-africano para perceber os diálogos que existiram e ainda existem entre essas histórias.

 

ST 4: Cultura política, imaginários e representações na América Latina

Coordenador(a): Prof.ª Dr.ª Fernanda Galve (UFMA)

O Simpósio Temático “Cultura política, imaginários e representações na América Latina” pretende ser um espaço de divulgação e debate sobre a experiencia histórica do continente latino-americano após a consolidação das independências políticas. Trata-se de uma iniciativa que busca reunir pesquisadores que abordam temas e objetos diversificados a partir de problemáticas, métodos e documentação originais e em estreito diálogo com as perspectivas da história política renovada. Inserem-se nesta proposta abordagens relacionadas às culturas políticas, à memória, às representações, aos imaginários sociais e à circulação de ideias.

 

Para inscrição de apresentação de trabalho em Simpósio Temático, clique aqui.