IV Simpósio de História Contemporânea / I Colóquio de História das Américas do Norte e do Nordeste

O BRASIL E AS AMÉRICAS: PERSPECTIVAS DE PESQUISA E ENSINO

Apresentação

O IV Simpósio de História Contemporânea/I Colóquio de História das Américas do Norte e do Nordeste, intitulado “O BRASIL E AS AMÉRICAS: PERSPECTIVAS DE PESQUISA E ENSINO”, foi resultado do contato acadêmico entre professores de História das Américas das regiões norte e nordeste do Brasil, durante o XII Encontro Internacional da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC), em julho de 2016.

O principal objetivo dos organizadores consiste em criar um espaço de divulgação de pesquisas e projetos de ensino desenvolvidos nas Instituições de Ensino Superior dessas regiões para estimular e facilitar intercâmbios de diferentes naturezas, tais como: formação de núcleos e/ou laboratórios de pesquisa em parceria, organização de novos eventos relacionados com a área, participação em bancas de qualificação e defesas de pesquisas de mestrado e doutorado, entre outras atividades. Espera-se que assim estudantes de graduação e pós-graduação encontrem condições mais profícuas para dar continuidade a projetos de pesquisa na área de História das Américas em suas universidades e/ou em instituições próximas geograficamente.

O IV Simpósio de História Contemporânea/I Colóquio de História das Américas do Norte e do Nordeste é a primeira realização de alcance nacional promovida pelo Laboratório de Estudos de História Latino-americana (LEHLA), criado em 2015, e que integra o Nucleo de Pesquisa em História Contemporânea (NUPEHIC) da UEMA.

A realização do evento contou com o apoio da Fundação do Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Programação Geral

PERÍODO/DATA 20/09 21/09 22/09
MANHÃ 8 às 10h
Credenciamento

10:30 à 12h
Cerimônia e Conferência de abertura
8 às 10h
Minicursos

10:15 às 12:15h
Simpósios Temáticos
8 às 10h
Minicursos

10:15 às 12:15h
Simpósios Temáticos
TARDE 14 às 16h
Mesa Redonda 1

16:30 às 18:30
Debate sobre as Perspectivas atuais para o ensino e a pesquisa em História
14 às 16h
Mesa redonda 2

16:30 às 18:30h
Mesa Redonda 3
14 às 16h
Mesa redonda 4

17 às 19h
Conferência de Encerramento
NOITE Lançamento de Livros Atividades Culturais

Programação Detalhada

Conferência de Abertura (20/09): História do Tempo Presente na América Latina: os desafios da construção democrática após as ditaduras militares.
Drª Maria Helena Rolim Capelato (USP)

Conferência de Encerramento (22/09): Ditadura e resistência cultural nas revistas chilena La Bicicleta e argentina El Ornitorrinco.
Drª Adriane Vidal Costa (UFMG)

Mesa redonda 1: Migrações e diversidade étnico-cultural no Caribe e no norte da América do Sul.

Drª Katia Cilene do Couto (UFAM)
Dr. Iuri Cavlak (UFAP)
Dr. Américo Alves de Lyra Junior (UFRR)
Dr. Reginaldo Gomes de Oliveira (UFRR)
Moderador(a): Drª Carine Dalmás

Debate: Perspectivas atuais para o ensino de História: impasses e possibilidades

Drª Monica Piccolo Almeida Chaves (PPGHEN/UEMA)
Drª Juliana Beatriz Almeida de Souza (PPGHIS/UFRJ)
Moderador (a): Drª Elisa de Campos Borges (UFF)

Mesa redonda 2: Imprensa, marxismo e movimentos sociais na América Latina

Drª Carine Dalmás (UEMA)
Drª Elisa de Campos Borges (UFF)
Dr. Isaac Giribet (UEMA)
Dr. John Kennedy (UFMA)
Moderador(a): Drª Fernanda Galve (UFMA)

Mesa redonda 3: Arte e política na América Latina Contemporânea

Dr.ª Rafaela Lunardi (UEMA)
Dr.ª Isabel Ibarra (UFMA)
Dr.ª Fernanda Galve (UFMA)
Ms. Alexsandro Silva (USP)
Moderador(a): Lucas Junqueira (UFOB)

Mesa redonda 4: Américas no século XIX: impasses e transformações políticas e econômicas

Dr. Vitor Izecksohn (UFRJ)
Dr. Marcelo Cheche Galves (PPGHEN/UEMA)
Ms. Lucas Junqueira (UFOB)
Ms. Aloisio Santos da Cunha (IFMA-Codó)
Moderador(a): Ms. Alexsandro Silva (USP)

Cronograma

  • 1) Apresentador de Trabalho em Simpósio Temático:
    Inscrições: 22/08 a 14/09
    Resultado das inscrições até 16/09
    Pagamento até 15/09
    Envio da carta de aceite até 16/09
    Envio do texto completo para publicação em anais do evento: até 29/09/2017
  • 2) Participação em minicurso:
    Inscrições: 22/08 a 20/09
    Pagamento: 22/08 a 20/09
  • 3) Ouvinte:
    Inscrições: 22/08 a 20/09
    Pagamento: 22/08 a 20/09

Simpósios Temáticos

ST1: Democracia e autoritarismo no mundo contemporâneo

Coordenador(a): Profª Drª Monica Piccolo (DHG/PPGHEN/UEMA)
Esse simpósio propõe-se a refletir sobre a dinâmica de funcionamento das democracias contemporâneas e sobre as tentativas, bem-sucedidas ou não, de golpes, civis ou militares, que tinham como objetivo implantar regimes autoritários. Assim, serão aceitos trabalhos que tenham como tema de investigação os regimes democráticos e autoritários implantados nas Américas ou na Europa durante os séculos XX e XXI.

ST2: Literatura, Memória e identidades

Coordenador(a): Prof.ª Dr.ª Kátia Couto (UFAM)
O simpósio tem como finalidade abordar a perspectiva literária latino-americana e sua importância enquanto campo para a abordagem histórica. A literatura teve fundamental importância na definição de um imaginário sobre a formação das nações, questionando seus parâmetros sejam eles políticos, culturais, sociais e econômicos, a partir das relações raciais, do conceito de feminino, cidadania, justiça entre outros. As narrativas perpassam uma construção simbólica projetando memórias e identidades em constante (re)elaboração. Os trabalhos apresentados neste simpósio devem refletir sobre aspectos teóricos e metodológicos no uso da literatura e consequentemente sua narrativa, ora conformando a realidade, ora confrontando-a.

ST3: História e ensino: conexões entre África, América e Europa

Coordenador(a): Profª Drª Rafaela Lunardi (UEMA)
Historicamente, a Europa e o Brasil tem sido privilegiados nos materiais didáticos brasileiros, sendo que as Histórias da América hispânica e, principalmente, da África, têm sido negligenciadas. Na última década, dentro de uma ampla política governamental, a História da África encontrou espaço nos conteúdos escolares. Porém, tal política já não procede mais, o que desprestigia o conhecimento desse continente, bem como suas importantes relações socioculturais com a América e a Europa. Explorar os conteúdos relativos à Europa, dar continuidade aos estudos sobre a África e ampliar àqueles ligados à América espanhola tem se tornado um desafio na cadeira de Ensino de História. Encarar este desafio significa conhecer e problematizar as conexões históricas entre esses três continentes, ampliando a lógica alencastriana do triângulo luso-brasileiro-africano para perceber os diálogos que existiram e ainda existem entre essas histórias.

ST 4: Cultura política, imaginários e representações na América Latina

Coordenador(a): Prof.ª Dr.ª Fernanda Galve (UFMA)
O Simpósio Temático “Cultura política, imaginários e representações na América Latina” pretende ser um espaço de divulgação e debate sobre a experiencia histórica do continente latino-americano após a consolidação das independências políticas. Trata-se de uma iniciativa que busca reunir pesquisadores que abordam temas e objetos diversificados a partir de problemáticas, métodos e documentação originais e em estreito diálogo com as perspectivas da história política renovada. Inserem-se nesta proposta abordagens relacionadas às culturas políticas, à memória, às representações, aos imaginários sociais e à circulação de ideias.

Minicursos

MC1 – Notas Sobre a História do Norte da América do Sul

Prof. Dr. Iuri Cavlak (UFAP)
Ementa: Esse minicurso visa apresentar uma introdução à formação histórica da região norte da América do Sul, com destaque para a região conhecida como Platô das Guianas (República Cooperativa da Guiana, Suriname, Guiana Francesa e Amapá).
Por muito tempo considerada uma região com identidade caribenha, as Guianas se configuram como um dos lugares mais plurais do continente, na imbricação da colonização inglesa, holandesa, francesa e portuguesa. Depois de um período de escravidão negra, similar ao restante da América Ibérica, grande parte das Guianas foram habitadas por imigrantes asiáticos, caracterizando uma pluralidade de línguas e costumes. A formação tardia dos Estados Nacionais, a localização periférica no mercado internacional, a persistência da soberania europeia – no caso da Guiana Francesa – instiga os historiadores brasileiros a compreenderam essa realidade no século XXI.

MC2 – Recepção das ideias socialistas e a passagem entre o socialismo utópico e científico na América Latina e sua abordagem no Maranhão

Prof. Dr. John Kennedy Ferreira (UFMA)
Ementa: O debate sobre o socialismo americano começa no inicio do Século XIX e foi ganhando adeptos conforme cresceu sua importância dentro das sociedades latinas americanas. Ao mesmo tempo, foi seguido de várias rupturas e continuidades, várias e ricas abordagens sobre a Sociedade. A presente ementa busca resgatar essa contribuição e realizar um exame da organização do pensamento socialista e comunista na América Latina destacando a contribuição de socialistas utópicos maranhenses na décadas de 1880 a 1920.
Igualmente este estudo desenvolve um panorama do inicio da formação do pensamento socialista no continente na primeira metade do Século XIX e centra sua preocupação em observar como foi o encontro entre o pensamento comunista latino americano e o comunismo da III Internacional. Igualmente busca observar o processo de amadurecimento de suas idéias, estratégicas e táticas, na ação política e na formação de um ideário de superação do Capitalismo pelo Socialismo.

MC3 – A música popular no ensino de História

Profª Drª Rafaela Lunardi (UEMA)
Ementa: Nos materiais didáticos de História aparecem muitas letras de músicas populares brasileiras, que, quase corriqueiramente, não são exploradas pelos professores dessa disciplina. O pouco trabalho com as canções na sala de aula, deve-se a algumas dificuldades que os professores de História encontram para analisar e interpretar a música, em seus aspectos de letra e de melodia, como fonte histórica. Músicas são representações de aspectos socioculturais de determinados contextos históricos, e não servem somente como um “reflexo” ou ilustração de conteúdos abordados em sala. Sendo assim, o minicurso tem o objetivo de analisar o papel da MPB no contexto da Ditadura Militar brasileira, refletindo sobre papel de música como fonte para a História, assim como analisando e problematizando letras e melodias de canções durante o período de 1964 a 1985.

MC4 – O uso do audiovisual como fonte histórica

Prof. Ms. Alexsandro Silva (Doutorando USP)
O minicurso se propõe a trazer reflexões do meio acadêmico para lidar com a especificidade do chamado “audiovisual”, que engloba as formas fílmicas de transmissão de saber e prazer estético (cinema, televisão, cinejornal, vídeo), no ofício de historiador/historiadora. Dentro da expansão do universo visual e sonoro da compreensão do mundo, tal abordagem justifica-se pela necessidade dos pesquisadores e pesquisadoras ampliarem suas ferramentas teóricas e metodológicas para interpretar esse campo do conhecimento e do entretenimento.

Hospedagem

Sugestões de hotéis e pousadas para hospedagem durante o evento:

Pousada dos Leões
Endereço: Rua Sete de Setembro, 287 – Centro
Telefone: (98) 3312-2540
E-mail: peloes@pousadadosleoes.com.br
Site: www.pousadadosleoes.com.br
Pousada do Porto
Endereço: Rua de Nazaré – Centro
Telefone: (98) 3221-0793 / 3221-0793
E-mail: pousada@pousadadoportoslz.com.br
Site: www.pousadadoportoslz.com.br
Skina Express Hotel
Endereço: Avenida Marechal Castelo Branco, 510 – São Francisco
E-mail: reservas@skinaexpress.com.br
Site: skinaexpress.com.br
Pousada das Águias
Endereço: Rua sete de setembro, 263 – Centro
Telefone: (98) 3231-0309
Site: www.decolar.com
Pousada Portas da Amazônia
Endereço: Rua do Giz, 129 – Centro
Telefone: (98) 3222-9937
E-mail: info@portasdaamazonia.com
Site: www.portasdaamazonia.com.br
Hotel Pousada Colonial
Endereço: Rua Afonso Pena, 112 – Centro
Telefone: (98) 3232-2834 / 3232-1258
Site: www.hotelpousadacolonial.com.br
Holiday Inn
Endereço: Av. Marechal Castelo Branco -São Francisco
Telefone: (98) 4009-2255
Site: www.holidaysaoluis.com.br
Grand São Luís Hotel
Endereço: Praça Dom Pedro II, 299 – Centro Histórico
Telefone: (98) 2109-3500
E-mail: reservas@grandsaoluis.com.br
Site: www.grandsaoluis.com.br
Hotel Abbeville
Endereço: Av. Marechal Castelo Branco, 500 – São Francisco
Telefone: (98) 3217 -3000
E-mail: reservas@hotelabbeville.com.br
Site: www.hotelabbeville.com.br
Hotel La Ravardière
Endereço: Av. Marechal Castelo Branco, 375 – São Francisco
Telefone: (98) 3235-2255
Site: www.mundi.com.br

Secretaria e Informações

Núcleo de Pesquisa em História Contemporânea
UEMA – Prédio de História – Centro Histórico (Reviver)
E-mail: secretaria@nupehic.net.br

PARA MAIS INFORMAÇÕES
As informações relativas ao evento serão periodicamente atualizadas no sítio eletrônico www.nupehic.net.br

Documentos e Anais