O Núcleo de Pesquisa em História Contemporânea, liderado pela Prof.ª Drª Monica Piccolo Almeida Chaves e pela Prof.ª Dr.ª Lidiane Friderichs, composto por professores e discentes da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e de outras instituições nacionais e internacionais, tem como objetivo fundamental catalogar e analisar o acervo documental em História Contemporânea do Brasil. Já possui um considerável acervo no qual constam: os programas eleitorais e a cobertura dos telejornais das eleições presidenciais de 1989 e 2002; a publicação de 47 jornais nacionais sobre a trajetória de Fernando Collor de Mello entre 1986 e 1992; todos os discursos presidenciais de Fernando Collor e seu programa de governo. Agora encontra-se em processo de digitalização e posterior publicização o acervo dos Jornais maranhenses O Estado do Maranhão, Jornal Pequeno e O Imparcial no período entre 1964 e 1989. Ao realizar a organização, informatização, conservação e divulgação do acervo documental presente no estado do Maranhão entre o período de 1964 e 1985 pretende-se promover a dinamização da produção historiográfica maranhense sobre os (des)caminhos da História Brasileira Republicana e do próprio Maranhão, contribuindo para a construção de análises que possam descortinar as especificidades da trajetória política maranhense. No que se refere especificamente à divulgação, será estruturada uma rede de acervos voltada para a preservação, conservação e difusão dos documentos acima listados a partir de sua microfilmagem, informatização e publicização no site do NUPEHIC. Pretende-se assim preencher uma importante lacuna em relação à disponibilidade documental que poderá fomentar a pesquisa não só entre alunos de graduação, mas também entre pós-graduandos e professores.
Uma vez que a documentação estará toda disponível online, pesquisadores de outras regiões podem ter sua atenção voltada para as especificidades da história maranhense do século XX. Soma-se a isso, o fomento de pesquisas históricas até então inéditas entre pesquisadores maranhenses, o que muito pode contribuir para inserção de nossa produção historiográfica em outra perspectiva no cenário nacional.
Atualmente, são três as linhas de pesquisa do núcleo: Imprensa, Partidos Políticos e Eleições no Brasil Contemporâneo: História e Historiografia, Ditadura Civil-Militar no Brasil e no Maranhão: História e Historiografia e Propriedade da Terra no Brasil e Portugal: Fundamentos legais e projetos em disputa (1970-1990).
O Núcleo também já organizou sete eventos, de amplitude internacional: em abril de 2014, o II Colóquio Internacional/I Simpósio em História Contemporânea: O Colapso das Ditaduras: Rupturas e Continuidades, organizado em parceria com o Laboratório de Estudos sobre os Militares na Política (LEMP/UFRJ), o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sócio espacial – Regional (PPGDSR – UEMA) e o Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST/UEMA). Em abril de 2015, agora em parceria com a Rede Proprietas/UFF, foi organizado o II Simpósio em História Contemporânea – Proprietas: Políticas e Dilemas na Sociedade Contemporânea. Em setembro de 2016, em parceria com o Laboratório de Estudo de História das Américas (LEHA/USP), o III Simpósio Internacional em História Contemporânea – Conflitos e Revoluções no Século XX: Circulação de Ideias entre a América e a Europa. Em 2017, O IV Simpósio de História Contemporânea/I Colóquio de História das Américas do Norte e do Nordeste, intitulado “O Brasil e as Américas: perspectivas de pesquisa e ensino”, resultado do contato acadêmico entre professores de História das Américas das regiões norte e nordeste do Brasil, durante o XII Encontro Internacional da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC), em julho de 2016. Em 2018, o V Simpósio Internacional em História Contemporânea: Soberania, Relações de Poder e Propriedades, em parceria com o INCT Proprietas e com o CEIS20/Universidade de Coimbra. Em 2021, O VI Simpósio Internacional em História Contemporânea ocorreu em conjunto com o VI Simpósio de História do Maranhão Oitocentista, com o tema “200 anos de regulamentação da imprensa no mundo luso-brasileiro”, fruto da parceria entre o NUPEHIC e o Núcleo de Estudos do Maranhão Oitocentista (NEMO), coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo Cheche Galves, pesquisador também integrado ao NUPEHIC. Em 2024, consolidou-se a parceria com o NEMO com nova organização de evento conjunta, sob o título “VII Simpósio de História do Maranhão Oitocentista e VII Simpósio Internacional em História Contemporânea – 1824/1964 Entre Revoluções e Golpes”.
O NUPEHIC conta com a participação dos seguintes pesquisadores: Marcelo Cheche Galves (UEMA), Carine Dalmás (UEMA), Fábio Monteiro Silva (UEMA), Ana Maria Sosa Gonzalez (UFPEL), Jaime Alberto Bornacelly Castro (UFPEL), Joyce Cristine Silva Lopes (UEMA), Maria Helena Rolim Capelato (USP), Manoel Afonso Ferreira Cunha (UEMA), Rafael Vaz da Motta Brandão (UERJ), Werbeth Serejo Belo (UEMA), Pedro Henrique Pedreira Campos (UFRRJ), Ana Beatriz Ribeiro Barros Silva (UFPB), Gelsom Rozentino de Almeida (UERJ), Larissa Martins Monteiro de Barros (UFRRJ), Helen Scorsatto Ortiz (IFRS), Juan Camilo Arias Mejía (Institución Universitaria Digital de Antioquia), além de dez alunos de graduação (sendo quatro bolsistas de Iniciação Científica), três mestrandos, quatro doutorandos, seis mestres. No primeiro ano de funcionamento, fomos contemplados com quatro editais que viabilizaram a aquisição dos seguintes equipamentos: 01 Máquina de Fotocópia / Copiadora Digital, 17 notebooks, 11 HD externos, 7 computadores intel corel I7, duas impressoras, 02 conversores de fitas VHS para DVD, 03 aparelhos de televisão, 08 câmeras digitais, 04 scanners portáteis, 01 Digitalizador de livros e periódicos SCANNER I2S Digibook (utilizado na digitalização dos jornais), 01 Microfilmadora Planetária MRDII – KODAK (utilizada na microfilmagem de documentos). Foram também adquiridos livros específicos da área de História e Ensino de História, que foram depositados na Biblioteca Setorial. Em 2018, o NUPEHIC foi contemplado em três editais (Universal FAPEMA, Apoio a Realização de Eventos – FAPEMA, PAEP/CAPES).
Desde o momento de sua formação, o NUPEHIC organizou as seguintes coletâneas: Ditaduras Contemporâneas: ação, resistência e ocaso (2022); Agentes, agências e imprensa na construção e dinâmica dos regimes ditatoriais contemporâneos (2019); O Estado ditatorial contemporâneo sob investigação: ações, reações e ocaso (2019); Ensino de história na rede básica do Maranhão: uma análise crítica dos livros didáticos (2018); O domínio de outrem: posse e propriedade na Era Moderna (Portugal e Brasil) (2017); O domínio de outrem: propriedade e direitos no Brasil (séculos XIX e XX) (2017); Ditaduras e democracias no mundo contemporâneo: rupturas e continuidades (2016); O Maranhão republicano em foco: estado, imprensa e historiografia (2015); Imprensa, cinema e história: novos objetos e métodos da investigação histórica (2015).





© Copyright 2025. NUPEHIC – Todos os direitos reservados